sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Especialista da Educação ou Cargo de Confiança?

Há décadas que observar-se o comportamento dos profissionais da educação com relação a lutar pelos seus direitos, sejam eles individuais ou coletivos. Os conhecimentos científicos aprendidos no campo da educação superior não estão servindo para que os pedagogos se libertem desse sistema educacional falido, mas que permanentemente escravizam a maioria dos especialistas da educação. Existem opiniões diversas sobre a forma de atuação desses profissionais nas escolas, uma delas é que muitos pedagogos prepotentes sentem-se que são cargos de confiança das esferas governamentais, muito embora pareça camuflado mais é essa a realidade da maioria das escolas brasileiras, sendo que aqui no Amapá não é diferente do resto do país. O movimento grevista da educação municipal e estadual tem mostrado essa realidade, sendo que a condução dessa luta sempre é feita apenas pelos professores de ensino fundamental, obviamente que os pedagogos que tem consciência crítica do seu papel na transformação da sociedade, têm participado ativamente do processo de reconstrução de uma educação de qualidade, que ultimamente tem se efetivado pela luta dos profissionais da educação, claro que não estamos generalizando, mais que pouquíssimos especialistas da educação tem lutado pelos seus direitos, contrariando gestores autoritários que na sua maioria são indicações de vereadores, deputados, e etc. Muito embora existam nas escolas públicas servidores atrelados ao poder político que estão nos desvios de suas funções, que por esses fatores em hipótese alguma irão aparecer nos movimentos de luta da classe educacional, por conta dessas barganhas políticas que acontecem nos bastidores das Secretarias de Educação, que usam esses servidores como cabos eleitorais para que não percam suas benesses conquistadas de forma irregular, sendo ofertadas pelo poder político de governantes corruptos que não tem compromisso com a sociedade. Os educadores que lutam pelos seus direitos mostram aos demais profissionais de que forma estão acontecendo as transformações que ocorreram nos últimos anos na Educação Publica das Redes Estaduais e Municipais de Macapá, para que ambos reflitam seu papel enquanto parte do contexto escolar,participando coletivamente na busca efetiva da reconstrução de uma educação decente sem vícios de politicagem e que seja de qualidade. Toda conquista da Educação no Amapá nos últimos 7 anos foi fruto da luta dos professores nas ruas de Macapá.

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¹Charles Simeão Gomes de Souza – Professor de Ensino Fundamental e Especialista em Educação.­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

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