quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PARABÉNS MACAPÁ, 251 ANOS

O nome Macapá, é de origem tupi, como uma variação de "Macapaba". que quer dizer lugar de muitas bacabas. fruto de uma palmeira nativa da região. Antes, Macapá, foi chamada de Adelantado de Nueva Andaluzia, quando Francisco de Orellana , navegador espanhol esteve na região.
A História de Macapá se prende à defesa e à fortificação das fronteiras do Brasil Colônia, quando aqui foi estabelecido um destacamento militar, criado em 1738. Posteriormente, na praça são Sebastião (Atual Praça Veiga Cabral), a 4 de fevereiro de 1758 era levantado o pelourinho, na presença do Capitão General do Estado do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundado a Vila de São José de Macapá. A partir de então, foram surgindo edificações, até hoje preservadas, que constituem em verdadeiro patrimônio cultural, como a Fortaleza de São José de Macapá.
Em 2007, a população foi estimada pelo IBGE em 368.397 habitantes e a área é de 6563 quilômetros quadrados, o que resulta numa densidade demográfica de 49,75 habitantes por quilômetros quadrado.
A Capital do Amapá é uma das poucas cidades brasileiras com características Exclusivas. É a única cortada pela linha do equador, e onde acontece o "Equinócio", um fenômeno que chama atenção de quem vem de diversos pontos para apreciá-lo. Além disso, é a única que é banhada pelas águas férteis do maior rio do mundo que é o Amazonas. Seu povo é conhecido pelo espírito hospitaleiro e festivo, e tem muito a oferecer a quem aqui chega, para descobrir e se deslumbrar com belezas e emoções que despertam todos os sentidos. O aroma da "priprióca" e do "patchuli" invadem as narinas e inundam nossos corações. Os sons envolventes dos tambores do "marabaixo" e do "batuque" nos permitem a entra no ritmo herdado pela influência dos africanos que aqui chagaram para construir a Fortaleza de são José de Macapá. Antes de saborear a "caldeirada" não deixa de provar o "camarão no bafo". A sobremesa pode ser um sorvete de "bacuri" ou de "açaí". A noite chega e com ela a lua cheia, bulsando ao som das "caixas", é hora de beber a "gengibirra" e cair na dança. Pela manhã só o contato com as águas da "Fazendinha" nos refresca a pele amorenada pelo sol do equador, onde não existe pecado e sim um verde e vasto campo pros lados do "curiaú". Macapá tem tudo isso e muito mais. Venha descobrir os encantos dessa "Guardiã da Amazônia”. Macapá pode ser considerada a guardiã da Amazônia, em função da presença imponente e silenciosa da Fortaleza de São José, Construída no século XVIII com o objetivo de preservar as fronteiras do Brasil Colonial. É uma cidade privilegiada. Única capital brasileira localizada no meio do mundo, onde a linha do equador separa o planeta em dois hemisférios, cruzando em sua frente com o Rio Amazonas. Aqui, o sol do Equinócio e o brilho da lua se ampliam para iluminar toda a beleza cênica que a natureza ofereceu com dádiva, e que os macapaenses reverenciam através do canto ancestral do marabaixo e do Batuque, em noites de tambores, amores e gengibirra. Nossa terra tem o cheiro de flores e frutos da floresta; tem uma enorme diversidade biológica e uma cultura ímpar, além do carinho e da hospitalidade de nossa gente que você precisa conhecer.

Nenhum comentário: