sábado, 7 de fevereiro de 2009

Secretaria Municipal de Educação se reúne com sindicato dos professores para resolver problemas da classe

Secretaria Municipal de Educação se reúne com sindicato dos professores para resolver problemas da classe
Aconteceu na última sexta-feira, 6, no prédio da secretaria municipal de educação, uma reunião entre membros do SINSEPEAP (Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá), da procuradoria jurídica e da secretaria municipal de educação para discutir assuntos relacionados à regência de classe e Plano de Cargos e Carreira em Macapá.
Para a secretária, a reunião sugerida pelo prefeito Roberto Góes, foi muito proveitosa. " Iniciamos o diálogo com o sindicato e esse início serviu para que nós passemos toda a pauta de discussão para o ano de 2009, com o intuito de rever todas as questões que a prefeitura, hoje, tem para discutir com os trabalhadores da educação e buscar soluções" disse Conceição Medeiros.
O tema que tomou mais tempo dos envolvidos foi, sem dúvidas, a regência de classe para os profissionais da educação. " A regência de Classe é um direito do trabalhador, do professor que está em sala de aula. A discussão hoje é a garantia aos diretores e secretários essa regência de classe. A própria terminologia e compreensão da palavra diz que é do trabalhador que está em sala de aula" explicou a secretária. Na reunião, todas as partes concordaram em manter a regência apenas para quem está em sala de aula, com uma remuneração de 60% em cima do salário de professor.
Fechando a reunião, discutiu-se a inclusão de não-docentes ao Plano de Cargos e Carreiras. Segundo a secretária, essa é uma questão que ainda precisa ser muito discutida, já que funcionários como merendeiras, serventes e monitores fazem parte do quadro de funcionários escolar. " Nós temos um projeto chamado Pró-Funcionário, que visa valorizar os funcionários pelo investimento que devemos fazer na sua formação continuada. Essa é uma meta prioritária do nosso governo"
Piso nacional. Para a secretária municipal de educação, é preciso avaliar todos os recursos pertinentes ao FUNDEB ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação ), que serão expostos ao sindicato para mostrar a aplicabilidade do Fundo, para formar a união entre piso nacional e database. Os recursos, assim como maiores resoluções sobre a questão deverão ser apresentados na próxima reunião, marcada para sexta-feira, 13.
fonte:jornal do dia

Nenhum comentário: