segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Oito famílias do Aturia permanecem em escola do município

Casas foram destruídas pelas águas do Rio Amazonas

Pelo menos oito das 28 famílias que tiveram as casas destruídas pelas águas do Rio Amazonas na área do bairro Aturiá, ainda permanecem abrigadas na escola municipal Maria José dos Santos, localizada no referido bairro.
A expectativa da Secretaria Municipal Trabalho e Ação Social (Semtac) é de que até o final desse mês todas essas famílias sejam retiradas da escola e as aulas possam ter inicio no próximo dia 1º de março.
A Prefeitura de Macapá vem alugando imóveis no valor de até R$ 250 para alojar os desabrigados. Devido ao anúncio do pagamento dos alugueis pela Semtac, houve especulação imobiliária no bairro. Além desse problema as famílias reclamavam da dificuldade em encontrar casas nesse valor de aluguel e outros que não podiam sair do bairro, uma vez que os filhos já estavam matriculados nos estabelecimentos de ensino do Aturiá.
Aos poucos o município, através da equipe de assistentes sociais da Secretaria de Ação Social, conseguiu superar as dificuldades apontadas pelas famílias evitando que voltassem para a área de risco onde residiam antes e permanecessem por muito tempo abrigadas na escola pública.
De acordo com o município os alugueis serão pagos até que o conjunto habitacional destinado para as famílias do Aturiá esteja pronto. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Federal anunciadas em 2007 pelo Governo do Estado.
Por enquanto tanto a construção das Casas Populares como a urbanização do bairro ainda não passam de projetos. Ainda assim há expectativa de que as licitações e o inicio dessas obras do PAC tenham inicio esse ano.

(Domiciano Gomes)

Nenhum comentário: