sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Expedito Junior, Jorge Souza e Charly Jhone: os zumbis de Sarney

Ser amigo de Sarney é mesmo muito vantajoso. No senado, o colega peemedebista de Sarney, Expedito Junior, embora cassado pelo TSE mantêm-se no cargo. Com a benção de Sarney, Expedito Junior é o zumbi mais antigo do Brasil: dois anos e quatro meses. Envolvido em escândalos no Senado, pressionado pelo grupo de senadores ligados a Expedito e mais preocupado em se manter no cargo, Sarney pediu vistas diversas vezes à Advocacia Geral do Senado sobre o comunicado e o acórdão do TSE cassando Expedito. Não contente com o primeiro parecer do advogado geral do Senado, Dr. Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, pelo cumprimento da decisão do TSE, Sarney pediu vistas por mais duas vezes com o objetivo de prorrogar ainda mais o cumprimento da decisão do TSE.
Aqui no Amapá, o deputado Jorge Souza(PCdoB) , também da base de apoio de Sarney - o advogado de Souza no TSE é Fernando Aurélio de Azevedo Aquino, o grande ‘carrasco’ dos jornalistas amapaenses durante as eleições de 2006, responsável pelas ações de Sarney contra a imprensa -, teve seu último recurso esgotado no último dia 14 de agosto, quando os ministros do TSE decidiram que o deputado teria que desocupar imediatamente o cargo por ter cometido o crime de compra de votos. Por meio do Instituto Sócio-Cultural e Ambiental do Amapá (Isama), criado pelo político, eleitores de comunidades carentes de Macapá tinham acesso gratuito a cursos básicos de informática . Até agora, Souza continua na Assembléia e o presidente daquela Casa, deputado Jorge Amanajás, ligado à Sarney, não diz nada sobre o assunto.
Na Câmara de vereadores paira um outro zumbi de Sarney, seu colega de PMDB o vereador Charly Jhone, cujo mandato foi cassado por unanimidade pelo TRE. No dia das eleições, em 05 de outubro do ano passado, Charly Jhone, sua mulher, o irmão e um cabo eleitoral do candidato com cerca de 4 mil reais distribuídos em notas de 20 reais foram presos em uma diligência chefiada pelo juiz João Guilherme Lages acompanhado da Polícia Civil, Polícia Militar e membros da Comissão de Fiscalização das eleições. Charly Jhone não dá sinais de que irá se retirar por livre e espontânea vontade, e se depender do presidente da Câmara, Rilton Amanajás(PSDB), também da base de apoio a Sarney no estado, primo do presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Amanajás, parece que o suplente não irá assumir tão cedo.
Os zumbis do parlamento têm todos uma característica em comum: mandatos engessados e dependência com relação aquele ou aqueles que os mantêm no poder, mas vida de zumbi é assim mesmo.

www.lucianacapiberibe.com

Nenhum comentário: