terça-feira, 15 de setembro de 2009

Parlamentares do PSB procuram solução para apagões em Pedra Branca

Macapá, 15/09/2009 – A deputada federal Janete Capiberibe e o deputado estadual Camilo Capiberibe, ambos do PSB, estiveram na manhã de ontem, 14, com o superintendente regional da Eletronorte no Amapá Marcos da Silva Drago, para tratar dos constantes apagões de energia elétrica no município de Pedra Branca do Amapari.
Em viagem ao município no último final de semana, os socialistas viram de perto a situação que os moradores enfrentam todos os dias. Na sexta-feira, 11, eles presenciaram um apagão das 11 da manhã às 8 da noite. “Isso acontece todos os dias. Inclusive já ficamos 14 dias seguidos sem energia”, disse o líder comunitário Amiraldo Basto.
“Todas as sedes dos 16 municípios do Amapá já tinham energia durante 24 horas no Governo do Desenvolvimento Sustentável do Amapá”, recorda a deputada Janete Capiberibe. “Mas o governador Waldez Góes fez o estado andar para trás”, completa.
Responsabilidade – Ao superintendente regional da Eletronorte, os socialistas relataram a situação de Pedra Branca do Amapari e oficializaram pedido para que a estatal instale uma subestação de energia elétrica naquele município.
Drago disse aos deputados que a responsabilidade em relação aos problemas levantados não era da Eletronorte, mas da Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA, responsável pela distribuição da energia ao consumidor final. “A Eletronorte cuida da geração de energia. A CEA é que tem o papel de distribuir e manter a energia no município”.
Drago informou que desde maio de 2009 a linha de transmissão construída pela empresa ICOMI que sai da hidrelétrica de Coaracy Nunes até a subestação em Serra do Navio foi repassada para CEA, sendo que a linha que liga a subestação a Pedra Branca é residencial, portanto, não atende às especificações de segurança energética.
Transformador – O superintendente relatou que a Eletronorte colocou à disposição da CEA um transformador para que fosse implantada a subestação de energia em Pedra Branca, cabendo à CEA fazer a manutenção do equipamento no valor de R$ 80 mil. Mas, até agora, a CEA não demonstrou interesse em recuperar o equipamento e instalar a subestação que, para o superintendente, resolveria o problema daquele município.
Diante do descaso da Companhia de Eletricidade do Amapá e do governador Waldez Góes, a deputada federal Janete Capiberibe se comprometeu de encontrar-se em Brasília com o Presidente da Eletronorte Jorge Nassar Palmeira para solicitar que a estatal instale com recursos próprios uma subestação em Pedra Branca do Amapari.
"O povo de Pedra Branca vem sofrendo a meses com este problema de apagão e com o descaso do atual governo. Eu e o deputado Camilo queremos, através dos nossos mandatos, pressionar o poder público para que este grave problema seja resolvido" finalizou a socialista.

Texto e foto:
Letícia Barros
Assessora de Imprensa
Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP
61 3215 5223

Nenhum comentário: