terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Fórum Mundial de Educação

26 de janeiro a 1 de fevereiro
Com a mesma metodologia já desenvolvida na edição do Fórum Mundial de Educação (FME) de Caracas, Venezuela, em 2006, o VI Fórum Mundial de Educação acontecerá em Belém/PA, no marco do Fórum Social Mundial (FSM). O FSM é movimento que reúne e acolhe todas as causas globais em favor dos desfavorecidos, excluídos e injustiçados. Além de propor a construção de “um outro mundo possível” sem as amarras da globalização neoliberal.
As atividades autogestionadas relativas à área de Educação inscritas no FSM são selecionadas, aglutinadas e organizadas em blocos temáticos constituindo a grade de programação do VI FME, ocupando espaços e períodos devidamente identificados dentro da programação geral, o mesmo acontecendo com os demais fóruns e eventos nacionais e internacionais associados ao FSM. Ou seja é o conjunto desses encontros organizados por diferentes segmentos dos movimentos sociais, entidades, instituições e grupos, formam o grande fórum desde Porto Alegre-Brasil, Caracas-Venezuela, Nairobi-Kenia e, agora, Belém-Brasil.
Os eixos temáticos que serão discutidos durante o VI FME são: Educação, Desenvolvimento, Economia Solidária e Ética Planetária; Educação Cidadã: Inclusão e Diversidade; Educação, Direitos Humanos, Cooperação e Cultura de Paz; Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva da Educação Popular; Educação Emancipatória no contexto da comunicação e das tecnologias.
Haverá ainda duas conferências com os temas “Educação e Transgressão na construção da Cidadania Planetária” e “Educação, Diálogo e Utopia: Identidades Culturais em conflito”, a serem realizadas respectivamente nos dias 26 e 27 de janeiro. Também no dia 27 acontece uma mesa sobre a Conferência Internacional da Unesco em Educação de Adultos (Confintea), a ser realizada no Brasil, em maio próximo.
No dia 28 é a vez do V Fórum Social Pan-Amazônico, encontro muito esperado não só pelos nove países que compõem a região amazônica, mas por pesquisadores, estudantes e observadores internacionais, além dos movimentos sociais e organizações ligados as causas ambientais planetárias. Uma grande Assembléia da Educação, a ser realizada no dia 01 de fevereiro, encerra as atividades desta VI edição do FME.
Toda programação será permeada e enriquecida por atividades culturais, assim como a exposição de posteres, feira de publicações, artesanatos e outras que contemplam a costumeira diversidade dos fóruns, está ainda em fase de proposição e organização
Mais informações:
Secretaria do FME
(11) 3021-0670
secretaria@forummundialeducacao.org
inscricao@forummundialeducacao.org

Nenhum comentário: