terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial em Belém


27 de janeiro a 1 de fevereiro
FSM é oportunidade para divulgar políticas públicas
Fortalecimento dos movimentos sociais e oportunidade para mostrar as políticas públicas do Governo do Estado. Essa é a importância política do Fórum Social Mundial (FSM), na opinião da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.
Nesta quinta-feira (11), em entrevista aos jornalistas Clarisse Pontes e Maurício Thuswohl, da agência Carta Maior, a governadora petista manifestou otimismo com relação à repercussão do evento, que ocorrerá de 27 de janeiro a 1 de fevereiro, em Belém.
Para o governo Ana Júlia, o FSM é a oportunidade de apresentar ao mundo as ações que são executadas no segundo maior território da Amazônia. A participação da sociedade nas decisões governamentais é um ponto a ser considerado.
Ana Júlia Carepa destacou o Planejamento Territorial Participativo, como exemplo de gestão do seu governo popular, e o Bolsa Trabalho, como maior programa de capacitação de jovens do país. Ambos vão ser divulgados intensamente durante o fórum.
A parceria com o governo federal garantiu maiores recursos ao FSM. A maior parte dos R$ 129 milhões, que o governo vai injetar no evento, será aplicada em obras para a população de baixa renda.
Mas a governadora não está preocupada apenas em mostrar obras físicas. Ela espera que os participantes do FSM conheçam as belezas naturais do Estado, além da cultura e das tradições religiosas, como o Círio de Nazaré.
Meio ambiente – Um dos temas que vão permear as discussões no Fórum Social Mundial, em Belém, é a preservação da floresta amazônica. Ana Júlia Carepa disse aos jornalistas da Carta Maior que o governo do Pará fomenta um novo modelo de desenvolvimento, que garante a produção econômica, sem a destruição da mata.
O novo modelo, segundo a governadora, tem de aliar a atividade produtiva com a sustentabilidade ambiental e social. Ela enfatizou ainda que, no Fórum de Autoridades Locais, que deverá trazer para Belém diversos políticos ou até chefes de Estados afinados aos princípios do FSM, essa discussão sobre o meio ambiente será debatida.
Por Evandro Santos - Secom
Acesse o site oficial do FSM 2009: www.forumsocialmundial.org.br

Nenhum comentário: